ENEM ADIADO? ÃN Diversos

Estamos em pleno ENEM. Mas os dias do exame foram adiados para alguns dos concorrentes. Algumas escolas onde seriam realizadas as provas estão ocupadas por estudantes como forma de manifestação. A coisa ficou feia! Estudantes que se prepararam para fazer a prova esse fim de semana farão apenas em Dezembro. Há notícias de que alunos perderão o dia de formatura do ensino médio porque o da prova do Enem foi adiado para o mesmo dia. Fazer a prova do Enem ou a formatura do Colegial? Dúvida cruel!
Primeiro soube que as provas seriam adiadas para todos. Agora foi só para as escolas que estão ocupadas. Ou seja: Uma quantidade de concorrentes terão mais tempo para estudar e os demais se sentem injustiçados. Mas, não penso que um mês seja suficiente para um aluno estudar e tirar uma nota melhor do que se fizesse a prova um mês antes. Quem esta preparado está. A não ser que o aluno que fará depois faça um extensivo nesse meio tempo, o que acho difícil. Agora, que o tema da redação pode ser mais simples em um e mais complicado no outro, pode. E isso não fui eu quem disse. Foram os professores! E se os mestres disseram, quem sou eu para discordar?
É uma loucura! Um assunto tão importante como o Enem metido nessa confusão. Chega a ser contraditório. As ocupações são para a melhora da educação. Mas atrapalham uma prova como o Enem.
Na última vez que falei sobre o Enem, falei de seus péssimos resultados. Será que mesmo tendo a prova adiada e mais tempo para estudar, veremos hino de time de futebol em redação? Será um concurso doido. Igual a situação do país: doida! Um concurso que uns farão num dia e outros em outro dia.
Mas o ENEM é uma prova que avalia o desempenho como um todo. Provavelmente esse mês a mais não fará a diferença para os que tiverem mais prazo..
Com ocupações ou não, eu torço para que o ENEM seja um exemplo de superação. Os professores se dedicam. Mas há falta de condições em geral. A culpa da má educação no país não é dos professores, mas do projeto educacional como um todo. Inclusive dos salários baixíssimos , né não, amigo professor?acompanhe-correcao-enem-2013-no-super-vestibular-5268e88aca936

Comments

comments


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *